Peso Ideal Cane Corso 

O peso ideal do Cane Corso é estipulado no Standard FCI 343: machos 45 a 50 Kg e fêmeas 40 a 45 Kg.

No entanto o próprio Dr Morsiani, relator do Standard do Cane Corso já dizia que devido ao aumento das fábricas de ração e seu uso maior, seria admitido um peso pouco acima de tais valores estipulados ao início.

Para faciliatar a vida, foi feito uma relação Peso/Altura aceita por grandes nomes da raça Cane Corso na Itália, cito por exemplo o Dr Ernesto Di Maio, veterinário, juiz especializado da raça e criador sob o afixo Allevamento Dell'Anteler e aceita essa relação em 0,80.

Assim se pegarmos um macho de altura máxima permitida, ou seja, 70 cm e multiplicarmos por 0,80 chegaremos ao Peso Ideal = 56 Kg.

Gostaríamos de salientar que não deve ser aceito Cane Corso acima dos 58-60 Kg, isso é totalmente fora de padrão.

Um Cane Corso assim pesado perde outros importantes atributos de construção além de ter sua resistência física comprometida.

Infelizmente temos visto vários Cane Corsos muito pesados, inclusive no mundo das exposições da raça.

Imaginem um Cane Corso do Sul da Itália com um peso excessivo, naquele tempo onde as famílias de 'massari' ( pessoas do campo) eram pobres e necessitavam de um cão funcional, veloz e ágil....e que não poderia babar no balde de leite, causando prejuízos. Soma-se a isso os graves problemas de articulação e displasia coxofemoral.

Fica aqui mais uma vez nosso alerta, filhotes de Cane Corso grandes, parecem atrativos ao primeiro olhar, mas tornam-se adultos com dificuldades de locomoção e saúde.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

criado por: @kalebdecarvalho